Questão de Geografia – ENEM 2020 – Paradoxo da globalização

) Num mundo como o nosso, por um lado marcado pela fluidez do espaço, as questões ligadas à circulação se tornam ainda mais relevantes e, com elas, a situação de um dos componentes mais emblemáticos dos territórios: seus limites. E é aí que surge um dos grandes paradoxos da geografia contemporânea: ao lado da fluidez globalizada aparecem também os fechamentos, as tentativas de controle da circulação de pessoas.

HAESBAERT, R. Da multiterritorialidade aos novos muros: paradoxos da desterritorialização contemporânea. Disponível em: www.posgeo.uff.br. Acesso em: 2 jan. 2013 (adaptado).

O texto aborda um paradoxo marcante do mundo contemporâneo, que consiste na oposição entre
a) blocos supranacionais e ineficiência do transporte.
b) livre mercado e construção de barreiras fronteiriças.
c) tecnologias da informação e desemprego estrutural.
d) desconcentração industrial e concentração de capital.
e) redução da pobreza e aumento da desigualdade social.

[B] – O mundo contemporâneo é caracterizado pela globalização da economia, marcada por intensos fluxos financeiros e comerciais entre os países. Por vezes, os limites territoriais são tênues para a fluidez do capital. A globalização também aumentou as desigualdades entre os países e impulsionou os fluxos migratórios internacionais. Assim, também ocorre uma reação xenofóbica nos países desenvolvidos se manifesta em medidas de maior controle das fronteiras para impedir a entrada de imigrantes por motivação econômica ou refugiados.
Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock