O que são blocos econômicos?

Os blocos econômicos são agrupamentos de mercados onde vão se eliminando barreiras alfandegárias. Leis, regulamentos ou políticas que impõem restrições em relação ao comércio exterior vão se desfazendo, até ocorrer uma unificação do espaço econômico entre os países membros. Em alguns casos como o da União Europeia, ocorre uma unificação política, como a criação de um Parlamento europeu.

Estes blocos econômicos começaram a se multiplicar a partir da década de 1990, quando configurava-se a Nova ordem mundial, com o objetivo de ampliar o comércio externo através da diminuição ou eliminação de barreiras comerciais, provocando um aumento da produção e do consumo. A disputa ideológica travada na ordem mundial bipolar da Guerra Fria, dá espaço para uma disputa econômica. Trata-se de um reflexo do mundo globalizado onde ocorre uma internacionalização econômica e política.

Através dos blocos econômicos, ocorre uma ampliação dos mercados consumidores, tornando possível uma expansão de empresas multinacionais mais competitivas, inovando tecnologicamente seus produtos e utilizando novos métodos produtivos.

Os blocos econômicos prejudicam o comércio global?

Muito pelo contrário! Apesar dos blocos econômicos pressuporem um fechamento do comércio somente entre os países membros, ocorre uma ampliação do comércio, investimentos e da relação com outras regiões, ampliando assim o comércio internacional. Um país pode participar de mais de um bloco, como por exemplo os Estados Unidos que participa do NAFTA (agora chamado de USMCA – iniciais dos países membros) e da APEC (Cooperação econômica Ásia-Pacífico – em português).

O bloco mais sólido e mais bem integrado do mundo é a União Europeia, que teve suas origens no pós-Segunda Guerra e que a partir de 1990 ampliou o número de países membros, chegando no século XXI a 28 países. Apesar da importância deste bloco na economia mundial e do nível de integração que alcançaram, o Reino Unido, por meio de um referendo (consulta popular), deixou a União Europeia em 31 de janeiro de 2020.

Mapa dos blocos econômicos

O mapa abaixo exibe os principais blocos econômicos do mundo. Há outros que não foram exibidos no mapa devido seu baixo nível de integração ou relevância. Este mapa está atualizado para o ano de 2020, onde o NAFTA foi substituído pela USMCA e o Reino Unido deixou a União Europeia. Podemos separar estes blocos por regiões:

  • América: USMCA (antigo NAFTA); Mercosul; Pacto Andino; CARICOM (Comunidade e Mercado Comum do Caribe); MCCA (Mercado Comum Centro-Americano).
  • África: SADC (Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral); CEDEAO (Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental).
  • Eurásia: União Europeia; CEI (Comunidade dos Estados Independentes); ASEAN (Associação de Nações do Sudeste Asiático);
  • Transcontinental: APEC (Cooperação Econômica Ásia-Pacífico).
Mapa dos principais blocos econômicos do mundo. Autor: Matheus Oliveira.

Você também pode gostar destes artigos...

Comentários

Postagens recentes

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock