Jogos de teste de conhecimento como palavras cruzadas são populares há décadas, e com os avanços tecnológicos, atraem cada vez mais jogadores para dentro das telas de computadores e smartphones. Este é o caso do jogo de palavras Wordle.

Wordle é um jogo desenvolvido em 2021, que ficou muito famoso grande parte devido ao New York Times. Basicamente, o jogo consiste em ter que tentar adivinhar uma palavra, que muda sempre ao final do dia. Ter uma única jogada disponível no dia, e precisar esperar mais um dia inteiro para ter outra oportunidade fez com que a comunidade clamasse por mais jogos parecidos e variações.

A área geográfica não poderia ficar de fora. Apresento agora quatro alternativas de jogos com o mesmo estilo para quem curte demonstrar os conhecimentos geográficos.

Worldle

Não confunda, não é o mesmo jogo. A diferença com um “L” a mais se dá pelo trocadilho com a palavra em inglês “World” (Mundo). Uma vez por dia, somos apresentados a uma silhueta. Essa imagem representa o território de um país e, tendo 6 tentativas para acertar, a cada uma delas é indicado a distância e a direção do real país a ser desvendado em relação ao chute dado. O jogo, entretanto, pede os nomes dos países em inglês.

https://worldle.teuteuf.fr/

Exemplo do funcionamento do game Worldle

Globle

Aqui o esquema é parecido, mas não temos a silhueta do território do país que devemos adivinhar. Em compensação, temos um globo 3D sem os nomes dos países, que podemos aproximar o quanto quisermos. Ao chutar um país, este que chutamos será pintado no globo. Quanto mais quente for a cor que pinta o país selecionado, mais próximo ele estará do país a ser acertado. Por exemplo, na imagem a seguir, o país do dia era o Azerbaijão. Repare que, quanto mais longe dele, mais fria é a cor do país que foi “chutado”.

https://globle-game.com/

O globo em 3D do Globle. As bandeiras abaixo representam as tentativas feitas.

Countryle

A dinâmica aqui já é um pouco diferente dos games acima. O princípio é o mesmo: adivinhar um país por dia. Mas neste, ao escolhermos um país aleatório para nossa primeira tentativa, são comparadas 5 variáveis: hemisfério, continente, temperatura média, população e coordenadas. Então, através desses dados, é possível verificar a compatibilidade entre essas variáveis, fazendo com que o chute possa estar no mesmo continente, mas em hemisfério diferente do país a ser acertado, por exemplo. A verificação é bem lúdica, através a cor que fica a esfera da variável (verde = certo; vermelho = errado). A temperatura média em amarelo significa que está próxima do país do dia.

https://countryle.com/

Preste atenção nas informações dadas por Countryle

Flagle

Fugindo do padrão de acertar países, tá na hora de mostrar seu conhecimento sobre bandeiras. Em Flagle, a cada tentativa, uma parte da bandeira é revelada. A única dica que temos, além do quadrado da bandeira real revelado, é a distância do país que dissemos com relação ao país dono da bandeira original a ser adivinhada. Temos que contar com a sorte, e torcer para que o quadrado revelado exponha uma parte da bandeira que será de fácil reconhecimento.

https://www.flagle.io/

Não temos muitas dicas, mas o jogo pega leve nas bandeiras

Gamificação da Geografia

Esses sites que oferecem jogos geográficos podem ser usados dentro de sala de aula como uma maneira interativa e dinâmica de ensinar Geografia. Trazer a realidade do aluno para o ensino é uma das formas de estimular a sede do conhecimento.

E você? Conhece algum outro site para aprender Geografia jogando? Coloque nos comentários!

E bons estudos/jogos!

Você também pode gostar destes artigos...

Comentários

Postagens recentes

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO