Você sabe quem é a pessoa mais famosa de sua cidade? Sabe em qual cidade seu ídolo nasceu? Para responder estas perguntas, bastaria uma busca no Google, certo? Mas isso não bastava para o geógrafo finlandês Topi Tjukanov, que decidiu reunir em um mapa interativo, a pessoa mais famosa de cada cidade do mundo.

O site Notable People (na tradução, Pessoas Notáveis), utiliza dados processados do Wikidata e Wikipedia, classificando e exibindo em um globo, apenas uma pessoa famosa por cidade, aquela com o mais alto grau de notabilidade. A plataforma utilizada é o MapBox, que se assemelha ao Google Earth, onde é possível interagir com o globo, movendo-o e aproximando ou diminuindo a visualização.

Também é possível com esta ferramenta, filtrar estes famosos em categorias como esporte, cultura, descobertas científicas e liderança. Ao clicar no nome da pessoa, são exibidas algumas informações como a classificação de notabilidade, sexo e se ela ainda se encontra viva.

Dependendo da escala de visualização, de acordo com a classificação de notabilidade, alguns nomes são exibidos e outros são omitidos. Por exemplo, em uma escala pequena, onde se visualiza quase toda extensão da América do Sul e América Central, alguns nomes se destacam, tais como: Luiz Inácio Lula da Silva, Pelé, Ronaldinho, Che Guevara, Pablo Neruda, Jean-Paul Sartre, Gabriel Garcia Márquez, Rihanna, Fidel Castro, entre outros.

Notable People: visualização da América do Sul e América Central.

Com o aumento da escala, é possível visualizar outros nomes que se destacam nos estados, municípios e até mesmo bairros (dependendo da região). Mas nem toda pessoa mais notável será sinônimo de orgulho para o país, estado ou município, como é o caso de Adolf Hitler em destaque na Alemanha e Donald Trump em Nova York.

Notable People: região metropolitana de Nova York.

Isso acontece pois a classificação de notabilidade utilizando dados do Wikidata e Wikipedia, é feita com base na qualidade das informações, número de edições, visitas, citações por links e quantidade de palavras. Desse modo, quanto maior for a procura por informações a respeito de uma pessoa, mais notável ela será.

Você pode acessar esta ferramenta clicando aqui. Se divirta e se surpreenda com esta ferramenta descobrindo as pessoas mais famosas dos quatro cantos do mundo.

Você também pode gostar destes artigos...

Comentários

Postagens recentes

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO