Chaves Urbanização na América Latina

O seriado mexicano Chaves criado e estrelado por Roberto Gómez Bolaños é um sucesso internacional. Dublado em mais de 50 línguas e exibido até os dias atuais em inúmeros países, décadas depois de sua estreia, a série foi adquirida recentemente pelo streaming Disney+.

Mas o que muitos podem não ter se dado conta, é de que o seriado pode ser visto como uma metáfora para o processo de urbanização da América Latina.

O processo de urbanização da América Latina

A urbanização de grande parte dos países da América Latina ocorreu ao longo do século XX, de maneira acelerada, se comparada a países da Europa ou da América Anglo-Saxônica.

Esse rápido crescimento da população urbana na América Latina teve como impulso uma industrialização tardia, que seguiu um modelo de substituição de importações fortemente influenciado pelos grandes acontecimentos da primeira metade do século XX, como as duas grandes guerras e a crise de 1929.

Com uma população urbana de 13 milhões em 1900, a América Latina saltou para 232 milhões em 1980, apresentando um alto grau de concentração espacial, centralizado em poucas cidades.

O expressivo aumento da população urbana ao longo do século XX se deu em grande parte pelo crescimento natural da população e pela migração do campo para a cidade (êxodo rural). As oportunidades de trabalho no setor secundário e terciário, a oferta de serviços básicos, a mecanização do campo e a histórica concentração fundiária foram estímulos para a migração rural-urbana.

Entretanto, as cidades não estavam preparadas para este inchaço, provocando uma marginalização de grande parte dos recém chegados do campo, com consequências negativas tais como o desemprego e a falta de moradias.

É aí que entra o seriado Chaves ilustrando o processo de urbanização da América Latina.

Chaves e a vida na periferia da cidade do México

O personagem Chaves retrata uma criança órfã e maltrapilha, que praticamente vive dentro de um barril em um cortiço na periferia da Cidade do México, a 5ª maior cidade do mundo (21 milhões de habitantes). Chaves é o retrato de muitas crianças da América Latina, vivendo sob dificuldades, sem comida ou brinquedos. Essa foi a inspiração de Bolaños para criação do personagem.

A Vila (A Vizinhança no original) como é chamado o cortiço, é habitado por pessoas de classe média baixa e tem como seu proprietário o Sr. Barriga, que aparece sempre cobrando o aluguel de seus inquilinos. A Vila, passa por problemas constantes, típicos das grandes metrópoles, um deles é a falta d’água.

Reprodução da Vila na exposição “A Turma do Chaves” em São Paulo.

Um dos inquilinos de Sr. Barriga é o personagem Seu Madruga, pai solteiro de Chiquinha, um desempregado que deve 14 meses de aluguel e vive com medo do despejo. Busca sempre na informalidade uma fonte de renda, tendo sido vendedor de churros, carpinteiro, boxeador, fotógrafo, pintor, sapateiro e entregador de leite, para listar aqui somente alguns de seus trabalhos.

Dona Florinda, a mãe de Quico, vive de pensão de seu falecido marido militar. Possui uma condição financeira um pouco melhor que a dos outros moradores, mas não o suficiente para lhe tirar da Vila. Está sempre em conflito com outros moradores em grande parte por sua condição social. Tem um relacionamento com o Professor Girafales na qual nunca firma um compromisso por conta de sua pensão.

O filho de Dona Florinda, Quico, é um personagem mimado, que faz questão de passar inveja no pobre Chaves, principalmente quando está comendo ou quando está com algum brinquedo novo. Quico e sua mãe representam a típica classe média que não conseguem a ascensão desejada e ao mesmo tempo não querem “se misturar com a gentalha”, mesmo estando muito mais próximo dela.

A casa de número 71 é onde vive Dona Clotilde, apelidada pelas crianças de “Bruxa do 71”. A Bruxa do… digo, Dona Clotilde, é uma senhora aposentada, a última a se mudar para a Vila, provavelmente por dificuldades financeiras já que sua única parente próxima, é uma irmã e sobrinha que vivem em Paris.

O seriado Chaves retrata as dificuldades de se viver em um cortiço na periferia de uma grande cidade de uma maneira divertida mas em alguns momentos, dramática. E aí, você já tinha feito essa relação do seriado Chaves com o processo de urbanização da América Latina? Deixe seu comentário abaixo.

Você também pode gostar destes artigos...

Comentários

Postagens recentes

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO